Café diminui chances de recorrência de câncer de mama

Beber dois cafés por dia junto a remédios contra o câncer de mama, como o tamoxifen, diminui em pelo menos 50% os riscos de reincidência da doença.

A revelação dos "poderes" da cafeína e do ácido cafeico no combate aos tumores nos seios está em um estudo sueco da Universidade de Lund que examinou 1.090 pacientes com neoplasia mamária.

De 500 pacientes com câncer de mama que fazem tratamento à base de tamoxifen, as que bebiam ao menos duas xícaras de café por dia tiveram 50% menos casos de reincidência do que as que tomavam pouco ou nada da bebida.

Além disso, segundo as principais autoras do estudo, Ann Rosendahl e Helena Jernström, as mulheres que mais consumiram cafeína "tiveram tumores de dimensões um pouco menores do que os do diagnóstico inicial".

As análises concluíram, portanto, que a cafeína e o ácido cafeico bloqueiam o crescimento das células cancerígenas, especialmente se combinados com o remédio. As substâncias presentes na bebida, afirmam as pesquisadoras, "desligam os canais de comunicação que ordenam às células que se repliquem".
(ANSA)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.