Época traz novas provas do tráfico de influência de Lula para a Odebrecht

A revista Época traz reportagem de capa com novos documentos diplomáticos que expõem a atividade do ex-presidente na intermediação de negócios da Odebrecht em Cuba.
Em telegrama secreto de 2014, o encarregado de negócios Marcelo Câmara relatou conversa em que o próprio Lula lhe confidenciou ter "tratado com o presidente Raúl Castro" sobre garantias para a liberação de um novo empréstimo do BNDES para obras da empreiteira em Havana e que "reportaria teor das conversações à presidente Dilma".

A Época reproduziu telegramas da embaixada brasileira em Cuba sobre o trabalho de Lula como lobista da Odebrecht.
O governo Dilma Rousseff classificou os telegramas como secretos, engavetando-os por 15 anos, mas teve de enviá-los ao Ministério Público Federal, que investiga o assunto.

Um telegrama, em particular, revela o papel de Lula.

Nele, o encarregado de negócios da embaixada do Brasil em Cuba, Marcelo Câmara, relata ponto por ponto o que foi acertado por Lula durante aquela sua viagem documentada no Youtube, entre 24 e 27 de fevereiro de 2014.

No ponto 12, Marcelo Câmara conta que foi convocado por Lula e os representantes da Odebrecht – Alexandrino Alencar, preso pela Lava Jato, estava lá – para tentar encontrar uma maneira de contornar os limites impostos por lei e liberar ainda mais dinheiro do BNDES para as obras da Odebrecht em Cuba, sem oferecer garantias reais.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.