Após 4 adiamentos, Comissão de Ética deve finalmente definir futuro de Eduardo Cunha

Depois de quatro adiamentos, a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados deve votar, às 13h30 desta quarta-feira (9), o parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que sugere o prosseguimento do processo de cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposta quebra de decoro parlamentar.
Como todos os pronunciamentos foram feitos, a sessão da Comissão deve começar com a votação.
O pedido de cassação argumenta que Cunha mentiu durante depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras ao afirmar que não mantinha contas bancárias no exterior.
A PGR confirmou a existência de ativos na Suíça em nome do deputado e de familiares dele. O valor total seria perto de US$ 5 milhões (pouco mais de R$ 20 milhões segundo a cotação atual do dólar).
Na terça-feira (8), Cunha sofreu derrota no STF (Supremo Tribunal Federal): ministro do Luís Roberto Barroso negou o pedido de substituição de Pinato da relatoria do processo.
“No caso aqui examinado, a alegação do impetrante é de que o relator do processo integraria o mesmo bloco parlamentar que ele. Não há questão constitucional envolvida, nem tampouco se cuida de proteger direito da minoria ou condições de funcionamento do regime democrático”, escreveu Barroso.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.