Concurseiros aguardam 95 mil vagas


O governo federal anunciou no final do ano passado a suspensão de alguns concursos programados para 2016. Porém, os editais abertos e previstos somam 94,9 mil vagas para todos os estados da federação, em todos os níveis de escolaridade.

Dois já foram confirmados e estão em andamento: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que oferecem juntos 1.550 vagas.

No âmbito da União, ainda estão previstas seleções para a Eletrobas Eletronuclear e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Também estão previstas contratações temporárias, visando fazer o censo IBGE 2016 do setor agropecuário Foram autorizadas 84 mil vagas. O Serviço Geológico do Brasil será realizado também neste ano, organizado pelo Cespe/UnB, com 52 vagas para técnico de nível médio. 

Com as eleições municipais, os concursos locais serão restringidos. Isso porque a lei 9.505/97 estabelece que nos três meses que antecedem o pleito não é possível realizar nomeação, contratação ou admissão de servidores. Os aprovados em 2015 podem tomar posse antes desse prazo ou apenas depois. Porém, os concursos federais e estaduais não são afetados pela lei e acontecem sem restrições.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.