Secretaria de Saúde realizou ações da campanha Janeiro Branco


Neste mês de janeiro, o município organizou uma série de atividades em alusão ao “Janeiro Branco”, uma campanha nacional que busca promover o debate sobre a saúde mental.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), responsável pela execução das atividades, realizou diversas ações, especialmente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Entre as atividades podemos destacar ações educativas, atividades físicas, palestras, dinâmicas, rodas de conversa e oficinas terapêuticas.

A equipe da SESAU ofereceu um amplo trabalho com foco na conscientização em prol do tratamento da esquizofrenia, dos pacientes dependentes químicos, além da discussão em torno de temas importantes como: suicídio, depressão e ansiedade.

Com o intuito de capacitar os profissionais da área de saúde, na tarde de ontem (24) foi realizada uma série de palestras motivacionais, com o doutor Gaudêncio Lopes, psiquiatra, e também a psicóloga Jesiane Araújo. O evento, que reuniu cerca de 80 profissionais, aconteceu no auditório do Centro Cultural Joaquim Correia.

Essa é a primeira campanha de saúde mental do ano, um momento em que diversos profissionais de saúde se unem para, de forma estratégica, buscar fazer com que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol do tema.

O município conta com diversos serviços que abrangem a Saúde Mental. A rede de saúde possui um núcleo do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família), as Unidades Básicas de Saúde e os serviços de referência, como o CAPS. Há também outros órgãos como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), esses últimos pertencentes à Secretaria Municipal de Assistência Social.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.