Campus da UERN de Pau dos Ferros realiza reunião extraordinária com colegiados nesta segunda-feira dia 03

Senhor(a) membro do Colegiado,  

Vimos convocar vossa senhoria para participar da Reunião do Colegiado deste Campus, em CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, que se realizará no dia 03 de novembro do ano corrente (segunda-feira próxima, manhã), das 9h30min às 11h, no Auditório “Prof. Antônio de Farias Capistrano”, do CAMEAM/UERN, para tratar de Pauta Única: Problema Elétrico do CAMEAM/UERN (o apagão).  

Aos membros do Colegiado, um Pequeno Histórico do Problema:
De 28 a 30 de outubro (ontem), foram 3 (três) dias seguidos de apagão no Campus da UERN em Pau dos Ferros: 
1º dia (28/10) - Rompimento de cabo, provando fogo e falta de energia; 
2º dia (29/10): Após contato com setores competentes em Mossoró, a PROAD (Pró-Reitoria de Administração) envia equipe de Eletricistas ao Campus que, junto com Eletricista local e orientação do Engenheiro Elétrico, reforçam diagnóstico antigo: Transformador é pequeno para energia em uso e há sérios problemas na distribuição interna, entre fases, com setores ainda com energia monofásica. Como não havia recursos para novo transformador e para fazer os serviços elétricos internos necessários, a decisão imediata do Engenheiro foi substituir o atual Disjuntor de 200 Amperes por um de 125, priorizando a segurança de vida para as pessoas. Com a potência do disjuntor menor e os mesmos problemas internos nas redes e cabos, o resultado foram mais 2 (dois) dias de apagão. Com menos de 20min após o início das aulas, as luzes apagavam. 
No intuito de buscar solução para o problema e dialogar com os segmentos acadêmicos (alunos e servidores docentes e técnicos administrativos), no dia 30/10, fizemos várias reuniões nos três turnos, além de ter ido a Mossoró, no dia 29/10, para expor a problemática no Fórum dos Diretores de Faculdades e Campi Avançados da UERN; conversado com o senhor Wogelsanger, Pró-Reitor de Planejamento e Finanças e, ainda, ser atendido e conversado com o senhor Iata Ânderson, Pró-Reitor de Administração. Também temos mantido diálogo permanente com o Reitor, Pedro Fernandes, sobre esse grave problema. De todos eles, temos recebido a informação de que não há recursos financeiros para resolver o problema de imediato. Que temos de buscar parcerias. E todos se mostraram sensíveis à problemática e disponíveis para serem parceiros na busca de solução. Enfim, encerrou a semana letiva sem aula no noturno e sem perspectivas de solução imediata. 
No CAMEAM, mesmo fechando salas, desligando a energia do Bloco H (de Gabinetes de Pesquisa), desligando condicionadores de ar de algumas salas administrativas, o disjuntor ainda assim desliga pouco tempo depois de ser ligado. Em reunião com todo o Campus, manhã e noite (mesmo no escuro), alunos e professores não aceitaram desligar ventiladores e condicionadores de ar das salas de aula (menos da metade das salas de aula dispõem decondicionadores de ar). Cursos como Economia, Administração, Geografia, Enfermagem, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, História, entre outros, funcionam em salas somente com ventiladores, às vezes em menor quantidade do que o recomendado para melhorar o clima.
Professores e alunos ressaltam que às vezes pessoas passam mal nas salas de aula devido ao forte calor, mesmo com a ventilação extra, por isso pioraria muito com um desligamento geral da ventilação e climatização artificiais, conforme sugerido pelo engenheiro elétrico da UERN. 
Em função dessa discussão, os segmentos acadêmicos estão se mobilizando e mobilizando a sociedade em geral para tentar conseguir dinheiro ou um Transformador de 225 Kva ou apoio material em fios e cabos para resolução do sério problema. 
A PROAD fez um despacho favorável para Realização de estudo técnico e elaboração de Proposta, mas ainda não temos uma data para o estudo ocorrer. 
Na Reunião do dia 30, à noite, no Campus, foi sugerida e definida a Convocação Extraordinária do Colegiado do CAMEAM, para discutir a questão e buscar soluções. Paralelo a esses encaminhamentos, um grupo de alunos do matutino, em conjunto com alunos do noturno, criaram a Comunidade da rede social facebook, intitulada “UERN pede ajuda”, no link https://www.facebook.com/uernpedeajuda?pnref=story e pede a todos que fazem o CAMEAM para acessar essa Comunidade (curtir) e, por meio dela, ampliarmos a discussão para tentar a sensibilização dos poderes públicos. Sugeriram também muitas outras ações coletivas, externas e internas à UERN.
Em função de tudo isso, ressalto a importância dessa Convocação do Colegiado e da participação de todos os membros, ao mesmo tempo em que peço aos Chefes e Coordenadores para reencaminhar essa convocação para todos os seus e-mails e contatos, além de mensagens por celulares e dos grupos de WhatsApp dos respectivos cursos e setores, para que o Colegiado possa ocorrer com uma grande participação de seus membros, nessa reunião extraordinária e de extrema importância.
O problema da Energia do CAMEAM já é antigo e há mais de 3 anos temos solicitado as providências. Na verdade, desde 2011, no PPA 2012-2015 do CAMEAM (Plano Plurianual), enviado à Administração Superior da UERN, o CAMEAM expunha a expansão da rede de energia elétrica como prioridade para ser concluída em 2013, pois nos cálculos do Campus, em 2013 nossa energia já não segurava mais a crescimento do CAMEAM. 
Em 2012, 2013 e 2014, foi repetida a solicitação. Mas, de um ano para outro, nossas solicitações desaparecem no Orçamento Geral da UERN. E não se retoma nada do ano anterior nem do PPA. Não temos, até esse momento, nenhuma solução para o problema, embora a Direção do Campus esteja, a todo momento, buscando contatos e parceiros institucionais para ajudar solucionar o problema.
Lembramos, mais uma vez, que o Art. 7º do Regimento Geral da UERN explicita a obrigatoriedade e a preferência desta convocação sobre quaisquer outras atividades acadêmico-administrativas no âmbito deste Campus. Sendo só para a ocasião, antecipamos, desde já, nossos agradecimentos, na certeza de contarmos com a presença de vossa senhoria.   

Atenciosamente,  

Gilton Sampaio de Souza 
Diretor do CAMEAM/UERN 
Portaria nº 0505/2012 – GR/UERN

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.