Secretaria Municipal de Saúde do Encanto realiza atividades relacionadas ao Outubro Rosa.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Encanto, programou para o dia 20 de outubro, a realização de várias ações voltada a saúde e autoestima das mulheres. A campanha “Outubro Rosa” busca conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Segundo o secretário de Saúde Wagner Queiroz, durante este mês de outubro, vão se intensificar as ações com palestras educativas e programações de auto-estima. “A prevenção do câncer é uma luta diária, mas no mês de outubro é mais intensificado, pois todo mundo está voltado para a campanha. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnostico precoce”, ressalta o secretário.

Ele destaca que serão realizados 03 eventos neste dia 20 de outubro, para mulheres, entre 25 a 69 anos, com palestras sobre a “Detecção precoce do câncer de mama”, sendo na Câmara Municipal, a partir das 08:00hs, Na Escola Manoel Oliveira, sítio Nadador, às 14:00hs e Escola Otaviano Severiano, sítio Várzea Nova às 15:00hs.

O Secretário, Wagner Queiroz, lembra que o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas, referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa, foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. A partir de outubro de 2008 varias entidades relacionadas ao câncer de mama espalhadas por todo o país resolveram aderir à campanha.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.