Processo de Rosalba está na pauta do TSE desta quinta-feira

O Recurso Eleitoral Especial (RESPE 54754), que poderá restabelecer os direitos políticos da ex-governadora Rosalba Ciarlini, está na pauta de julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de quinta-feira (3/12). O julgamento será retomado com a declaração do voto-vista da ministra Luciana Lóssio. 

A relatora do processo, ministra Maria Thereza de Moura, deu parecer favorável a Rosalba; Luciana pediu vistas (procedimento para analisar melhor o conteúdo do recurso eleitoral).

 A questão jurídica envolve a utilização do aviação do Governo do Estado, para viagens da então ex-governadora a Mossoró, supostamente para participar de atividades eleitorais, na campanha municipal de 2012. 

A candidata da governadora, Cláudia Regina, do DEM, acabou sendo eleita. Porém, o seu mandato foi cassado por fraudes eleitorais. Rosalba acabou sendo denunciada no processo contra Cláudia, perdendo os seus direitos políticos.

Caso vença a batalha jurídica de quinta, no TSE, Rosalba Ciarlini, em tese, habilitaria-se a disputar a Prefeitura de Mossoró, em 2016. Contudo, há uma corrente de juristas que pensa diferente. Para eles, Rosalba segueria inelegível, por força da lei da ficha limpa.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.