Mais de 50 municípios ficarão sem abastecimento de água até a próxima semana


O Rio Grande do Norte terá até o final da próxima semana 52 municípios em colapso no abastecimento de água. Serão quase 300 mil pessoas prejudicadas, sem água em casa. Se a falta de chuvas permanecer, a previsão é de que mais 29 cidades entrem em colapso até fevereiro de 2017. Isso significa quase a metade dos 167 municípios potiguares, uma população superior a 470 mil pessoas. As projeções pessimistas são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que registra atualmente 27 municípios sem água nas torneiras em todo o estado, situação que atinge mais de 166,3 mil indivíduos.
De acordo com o secretário Mairton França, titular da Semarh, a situação do abastecimento de água no Rio Grande do Norte só tende a piorar devido à estiagem que já dura cinco anos. “A preocupação é que a situação se agrave ainda mais. A situação já é muito grave”, lamentou o secretário Mairton França, por telefone.
Apesar disso, a pasta já age no sentido de tentar diminuir as consequências da falta de chuvas e de água no interior potiguar. O Alto Oeste e Seridó são duas das regiões do estado mais afetadas pela estiagem. Um dos caminhos encontrados é a exatamente perfuração de poços. Com recursos estaduais, somente neste ano já foram 266 perfurados, ao passo que no ano passado foram 526 estruturas.
Um dos 27 municípios em colapso, Caicó hoje é uma das prioridades da Semarh. Segundo Mairton França, a pasta vai acelerar perfurações no solo da cidade localizada a 256 quilômetros de Natal. “O planejamento é acelerar a perfuração de poços nessas cidades, dando atenção às áreas urbanas. Em Caicó devemos começar nesta semana agora”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.