Doação de medula é tema de debate na Assembleia Legislativa do RN


A doação de medula óssea no Rio Grande do Norte será tema de um debate promovido pela Assembleia Legislativa do estado em uma audiência pública marcada para começar às 4h da próxima quarta-feira, dia 6. A iniciativa é do deputado Jacó Jácome (PSD). O objetivo, segundo ele, é promover a conscientização. A Assembleia fica na praça 7 de Setembro, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste de Natal.

“O principal desafio é a falta de informação da população sobre a maneira como são feitas as doações de medula. O RN é o estado onde se registra menos doadores de medula óssea no Brasil”, disse Jacó. O parlamentar destaca que o objetivo dos oncologistas potiguares é de, ao menos em um dos hospitais do estado, chegar a 100 transplantes por ano.
A leucemia é uma doença maligna que ataca os leucócitos, glóbulos brancos do sangue. Além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue e elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.