Programa Anti-tabagismo encerra mais um Grupo em Francisco Dantas


A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), encerrou mais um Grupo (Anti)Tabagismo em Francisco Dantas, com a participação agora de exs. fumantes, com a reunião realizada nesta semana na Unidade Básica de Saúde Maria Velúzia Dantas Campos.

O Programa implantado de forma pioneira em Francisco Dantas pela Gestão Adolfo Silveira se baseia na concepção de ações de controle do tabagismo com alimentação saudável, prática de atividades físicas, abandono de bebidas alcoólicas (e de outras drogas) e acompanhamento psicológico, inclusive com medicação, que é disponibilizada de forma gratuita pela secretaria de Saúde.


De acordo com o secretária de Saúde, Renato Almeida, um dos objetivos é estimular o autocuidado e o estilo de vida saudável para prevenir e identificar doenças relacionadas ao tabaco e, gradativamente, auxiliar fumantes a largarem o vício do cigarro.


Ele cita que de acordo com estudos, o tabagismo está listado no Código Internacional de Doenças. O tabagismo é uma doença que causa transtornos mentais e comportamentais e está relacionada a todas as faixas etárias. Estudos indicam que 85% dos tabagistas começam a fumar antes dos 16 anos. O fumo passivo é responsável por um aumento de 30% no risco de câncer de pulmão, de infecções respiratórias e de maior incidência de asma em filhos de não-fumantes.




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.