Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros trabalhando a todo vapor


A Prefeitura de Pau dos Ferros, através dos esforços diários da equipe que compõe a secretaria municipal de Saúde (SESAU), tem garantido importantes avanços na saúde pública do nosso município.

Do sistema de cobertura de saúde da família, que conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a atual gestão conseguiu, por meio de processo seletivo simplificado, garantir a contratação de 09 profissionais médicos, fazendo com que 09 unidades estejam acobertadas com profissionais.

É válido ressaltar que em dezembro de 2016, o município contava com médico em apenas uma Unidade Básica.

Logo nos primeiros meses de administração, detectou-se que o Laboratório Municipal estava sendo subutilizado. Foram realizados investimentos importantes que garantiram o conserto e manutenção de vários equipamentos.

Hoje a realidade dos números apresentados pela equipe do Laboratório Municipal mostra um aumento no atendimento à população na realização de diversos exames clínicos, acarretando a diminuição dos altos valores pagos anteriormente aos laboratórios particulares, gerando uma economia significativa aos cofres públicos.

Regularizamos a situação cadastral das farmácias básicas junto ao Conselho Regional de Farmácia, garantindo a distribuição contínua e gratuita de medicamentos para a população pau-ferrense.

A fila para exames e consultas com especialistas na rede pública municipal de saúde de Pau dos Ferros foi reduzida com uma ação pioneira da gestão.

A redução é, de fato, resultado de um conjunto de medidas que inclui a contratação de médicos especialistas, de diversas áreas, garantindo a ampliação da oferta de consultas.

A SESAU dispõe de profissionais médicos especialistas atuando diretamente em 17 áreas: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Segundo relatório da SESAU, o detalhamento dos quantitativos de procedimentos realizados nas especialidades médicas apontam quem apenas no mês de março foram realizados 426 atendimentos, distribuídos nas seguintes áreas: cardiologia, ortopedia, dermatologia, urologia, neurologia, obstetrícia, reumatologia, proctologia, pneumologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, gastroenterologia e hematologia.

Soma-se esse número às consultas médicas especializadas, onde através da realização de exames mais 118 atendimentos foram contabilizados nos seguintes procedimentos: ecocardiograma, ecodopplercardiograma, endoscopia, espirometria, ligadura elástica, monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA), retossigmoidoscopia, teste alérgico, ultrassonogria generalizada, vectoeletronistagmografia e videolaringospia.

Portanto, apenas no mês de março de 2018, foram ofertados cerca de 544 atendimentos especializados – entre consultas e exames.

Os avanços são comemorados, e o trabalho deve continuar, sempre na busca da oferta de uma saúde pública digna e humanizada e que atenda toda população com um serviço especializado e de qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.