Deputado Getúlio Rêgo denuncia descaso na saúde pública no RN

 


“Sofrer e morrer pela incoerência, incapacidade e incompetência da atual gestão de saúde do nosso Estado”, desabafou o deputado estadual Getúlio Rêgo (PSDB), sobre o cenário “calamitoso e crítico” enfrentado pela saúde pública do Rio Grande do Norte, conforme sua análise. Ele citou também casos de pacientes que “sofrem com dores lancinantes, perdendo membros” enquanto aguardam na fila de espera por uma vaga no Sistema de Regulação do Rio Grande do Norte.

“A situação da saúde pública do RN nunca foi tão crítica como é, atualmente. Trago um dado específico do desempenho do atual governo em um setor, que é urgente, que são as cirurgias vasculares. No governo passado, havia o Hospital Ruy Pereira, especializado neste setor, com 80 leitos disponíveis e já havia represada, na fila de regulação, 150 pacientes sem atendimentos. O governo atual fechou o Ruy Pereira e abriu 30 leitos no Hospital da Polícia Militar. E o governo dizer que a saúde está melhor? Fecha 80 leitos e abre só 30?”, questionou o deputado.

Getúlio Rêgo afirmou que fez um levantamento recente, quando solicitou ao presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) consultar os secretários municipais de saúde sobre a quantidade de pessoas na fila de hoje, que já ultrapassa mil pacientes esperando por procedimentos de cirurgias vasculares. “Não dá. Quem tem um mínimo de raciocínio, faz uma reflexão sobre cálculos matemáticos e vai dizer que é gigantesca a piora na saúde pública no RN”, lamentou.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.