Uma propositura aprovada na 29ª sessão ordinária do Poder Legislativo de Pau dos Ferros, realizada hoje (21), concorre para a expansão das expressões artísticas a lugares distantes do município, incentivando a produção local e enaltecendo a diversidade.
Denominado "Conexão Oiticica", o Programa Municipal de Fomento à Cultura Pau-ferrense é razão do Projeto de Lei n° 2357/2025, cuja redação foi proposta pelo presidente da Mesa Diretora, Jaime de Carvalho (PSD).
Ele se destina à promoção da produção, difusão, financiamento e vivência cultural no território municipal, com ênfase em comunidades rurais e localidades periféricas, onde o contato com as manifestações de arte é menor.
"A proposta reconhece que, embora Pau dos Ferros seja um polo regional de relevância, ainda persistem desigualdades no acesso aos bens e serviços culturais", asseverou o vereador, que sugeriu parceria com a iniciativa privada na execução do programa.
Na matéria, está descrito que chamadas públicas periódicas de edital próprio, na modalidade de premiação, selecionará as peças produzidas pelos fazedores locais de cultura, assegurando, conforme Jaime, "transparência, isonomia e democratização" no tocante aos recursos e oportunidades.
Para a ocupação dos espaços públicos, como ações e eventos, será elaborado, em um fórum de escuta, um Calendário Cultural Popular (CCP), a ser instituído juntamente com a Plataforma Virtual do Mapa da Cultura Pau-ferrense, voltada ao cadastramento e divulgação das atividades artísticas.
A gestão e implementação do Conexão Oiticica ficará a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT). Já as despesas irão decorrer, principalmente, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.