O Rio Grande do Norte foi incluído em projetos que integram um pacote de quase R$ 37 bilhões em investimentos previstos para a expansão do sistema elétrico brasileiro até 2027. A previsão consta na agenda de leilões divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que contempla obras de transmissão consideradas estratégicas para ampliar a segurança energética e fortalecer a infraestrutura do país.
De acordo com a programação preliminar, o RN participará de pelo menos dois grandes empreendimentos previstos para os leilões de transmissão de 2027. Um deles está programado para o primeiro semestre e abrange uma extensa rede que passa pelo RN, Ceará e Piauí, conforme informações da Tribuna do Norte.
Já o segundo projeto, previsto para o segundo semestre de 2027, conecta empreendimentos localizados no RN e em São Paulo, dentro de uma expansão nacional da malha de transmissão de energia.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a carteira de projetos inclui ainda instalações no estado, entre elas a linha de transmissão Angicos-Itaporanga 2. O objetivo é ampliar a capacidade de transporte da energia produzida, especialmente a geração renovável, segmento em que o RN ocupa posição de destaque nacional.


































.png)