No saldo de novas vagas de empregos formais geradas no Rio Grande do Norte entre janeiro e outubro de 2024 os pequenos negócios foram responsáveis por 70,51%. O acumulado no período em todos os setores passou de 21.937 vagas em 2023 para 34.493 em 2024. Desse montante, 21.175 postos foram gerados pelas microempresas, 2.091 pelas pequenas empresas e 1.057 pelas médias empresas, totalizando 24.323 empregos no setor. Para o Sebrae/RN, esse resultado consolida o papel fundamental das pequenas empresas, que são responsáveis pela maior parte dos postos de trabalho.
A constatação está no Mapa do Emprego de Outubro, relatório elaborado pelo Sebrae-RN com base na última edição do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A entidade aponta que esses empreendimentos são responsáveis por 36,6% do PIB do estado. “Os números revelam a força das micro e pequenas empresas na economia do Rio Grande do Norte, que são responsáveis pela maior parte dos postos de trabalho, especialmente aquelas com até 10 empregados. Observa-se um aumento contínuo da participação dos pequenos negócios na geração do Produto Interno Bruto (PIB), reforçando sua relevância na economia estadual”, comentou o Zeca Melo, superintende do Sebrae-RN.
Ele destaca que o acumulado de 23.266 empregos gerados somente pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) no estado, nos dez meses de 2024, cresceu 31% em comparação com o mesmo período de 2023, quando somaram 17.787. “Esse crescimento reflete o esforço e a resiliência dos empreendedores locais, que têm superado desafios e impulsionado o desenvolvimento em diversas regiões do estado. Destaco também o papel fundamental dos setores de serviços, construção e indústria, que vêm gerando oportunidades e fortalecendo a economia potiguar”, aponta.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.