O PP e o União Brasil formalizaram nesta terça-feira 19 a federação entre os dois partidos, chamada União Progressista.
Do Rio Grande do Norte, estavam presentes os dois dirigentes partidários: o ex-senador José Agripino Maia (União) e o deputado federal João Maia (PP). Além deles, compareceram à cerimônia os deputados federais Benes Leocádio (União) e Robinson Faria (PP). Também foram para Brasília os prefeitos Paulinho Freire (Natal) e Allyson Bezerra (Mossoró), ambos do União.
Chamada de União Progressista, a aliança será a maior força partidária do País. A federação terá a maior bancada de deputados na Câmara, o maior número de prefeitos e as maiores fatias de recursos públicos para campanhas e despesas partidárias.
Ainda nesta semana, com a filiação da senadora Margareth Buzetti ao PP, a aliança deve ultrapassar PL e PSD e alcançar 15 senadores — a maior bancada na Casa. Na Câmara, serão 109 deputados federais. São 1.335 prefeitos, dos quais 48 estão no RN.
Além disso, a “superfederação” receberá a maior fatia — entre os 29 partidos registrados pelo TSE — do fundo público de financiamento de campanhas. Levando em conta os valores distribuídos em 2024, o montante pode ser equivalente a quase R$ 1 bilhão.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.