Emparn prevê poucas chuvas nos próximos dois meses no RN


A previsão é de poucas chuvas em fevereiro e março para o Rio Grande do Norte. Esse é o prognóstico climático da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte para o início da quadra chuvosa do estado. Este é o quinto ano seguido que prevalece esta condição.

A análise foi revelada ontem durante o XVIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, Ceará, e que teve a participação de especialistas da área de todo o Brasil. 

Para os dois meses seguintes, o cenário pode apresentar uma melhora. “Em abril e maio poderemos ter condições de chuva um pouco melhores, dependendo do enfraquecimento do El Niño”, ressalta o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot. 

O fenômeno consiste no elevado aquecimento das águas do Pacífico e redução dos ventos, afetando o clima de todo o mundo e dificultando a ocorrência de chuvas já que impede o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para regiões próximas do Nordeste brasileiro. No país, ele provoca diminuição da precipitação em grande parte do país e muitas chuvas no Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.