MPF pede ponto eletrônico para Saúde de Severiano Melo


O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros ingressou com ação civil pública contra a Prefeitura de Severiano Melo, no Oeste potiguar, para controlar a jornada de trabalho dos servidores da rede básica de saúde – principalmente médicos, dentistas e enfermeiros – e, assim, garantir os serviços à população.
Denúncias e reclamações apontam desrespeito de profissionais no atendimento em unidades de saúde da cidade. A partir daí, o MPF lançou lupas de investigação e encontrou diversas irregularidades no cumprimento da carga horária dos servidores que atuam na Política de Atenção Básica de Saúde, bancada em grande parte por recursos da União.
Alguns servidores, sobretudo os médicos, já que não recebem remuneração adequada, descumprem a jornada com o conhecimento e omissão dos gestores municipais. As folhas de frequência que vinham sendo utilizadas em Severiano Melo possuíam registro de horários de entrada e saída idênticos em diversos dias trabalhados, o que é considerado inválido pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Também se constatou que em todas as unidades havia a ausência de profissionais, comprometendo a prestação do serviço público de saúde.
O cumprimento da carga horária definida pelo Ministério da Saúde serve de base para o repasse de valores do Fundo Nacional de Saúde, utilizados na manutenção do Programa Estratégia Saúde da Família. Sem a frequência efetiva dos profissionais, a continuidade dos serviços do SUS no Município de Severiano Melo está ameaçada.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.