Governo Adolfo Silveira envia secretária para participar de Capacitação do Cadastro Único em Natal


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Sethas) realizou nos dias 22 e 23/08, terça e quarta-feira, a capacitação de novas turmas de gestores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), no Praia Shopping em Natal. O evento foi direcionado a todos os municípios do estado do Rio Grande do Norte.
A capacitação busca melhor qualificar as equipes gestoras, e é voltada para secretários municipais, gestores e técnicos responsáveis pelo Cadastro Único e PBF nos 167 municípios Potiguares.
“Buscamos saber como os municípios estão lidando, se adequando, e se portando diante dos desafios do Cadastro Único e Bolsa Família. Queremos conhecer quais as principais dificuldades encontradas em seus municípios, e queremos principalmente orientá-los quanto aos ritos a serem seguidos e os passos mais adequados para uma boa gestão”, falou a secretária da Sethas, Juliane faria.
Entre os pontos que foram abordados durante o curso estão os conceitos básicos, processo de cadastramento, atualizações cadastrais, as responsabilidades das esferas de governo, e muitos outros.
Conceição Rumana, secretária municipal de Assistência Social de Francisco Dantas, fez questão de participar do evento e falou da importância da capacitação. “Sempre acompanho de perto a movimentação de nosso município em relação ao Cadastro Único e Bolsa Família, a capacitação foi importante para aprimorar meus conhecimentos e assim estamos preparados para resolver as questões necessárias”, disse ela.
Ela destacou que o Cadastro Único é o principal instrumento do município para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais; sua execução é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. É através dele que as famílias são inseridas no Programa Bolsa Família, complementou Conceição Rumana.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.