Janela partidária pode mexer com um terço dos deputados estaduais do RN

 


A partir desta quinta-feira, 3, e até o dia 1º de abril, deputados e deputadas federais ou estaduais poderão trocar de partido sem perder o mandato. São protegidos pela janela partidária, que faz parte do calendário eleitoral e está prevista na Lei das Eleições (Artigo 93-A da Lei 9.504/1997) e regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015(Lei 13.165/2015). 

No Rio Grande do Norte, a janela partidária promete mexer com pelo menos um terço na Assembleia Legislativa. Partidos como o PL, Pros, DEM, PSD e Republicanos devem sofrer alteração em seus quadros. As mudanças levarão em conta, principalmente, os interesses individuais dos parlamentares, uma vez que eles buscarão as melhores condições para conseguirem a reeleição.

O PL é o partido que corre o risco de perder toda a bancada na Assembleia Legislativa, isso porque os seus três deputados pretendem seguir com a governadora Fátima Bezerra (PT), enquanto a sigla liberal tende apoiar um candidato a governador da oposição. Os deputados George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes já comunicaram ao presidente estadual do PL, deputado federal João Maia, a possibilidade de mudança.

Deputados estaduais que podem mudar de partido

- George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes

Partido atual: PL

Destino possível: PSB

- Jacó Jácome

Partido atual: PSD

Destino possível: PSDB

- Vivaldo Costa

Partido atual: PSD

Destino possível: PSB

- Eudiane Macedo

Partido atual: Republicanos

Destino possível: PSB

- Albert Dickson

Partido atual: Pros

Destino possível: PSDB

- Getúlio Rêgo

Partido atual: DEM

Destino possível: PSDB ou Progressistas

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.